Sobre o escritor

CARLOS ARAUJO, escritor, de Ipupiara (antigo Fundão ou Jordão), Bahia, 22.06.1947, escreveu, entre outros, “MILAGRE NA CHAPADA-ROMANCEIRO DA CHAPADA DIAMANTINA” – romance, São Paulo, Scortecci, 2005; “O DONO DO SANTO DA CHAPADA – romance”, São Paulo, Scortecci, 2007; O PROFETA DO JORDÃO – romance, São Paulo, Scortecci, 2009. Filho de Antonio Araújo e Maria Monteiro. Neto, pelo lado materno, de Antonio Pita Monteiro que foi o fundador e músico da Filarmônica de Jordão de Brotas. Pelo lado paterno, é bisneto do famoso Padre Carrilho de Brotas de Macaúbas. Foi alfabetizado na Escola Batista de Ipupiara. Em l963, com 16 anos de idade, mudou-se para Ibotirama, nas barrancas do Velho Chico (Rio São Francisco).

Formou-se contador. Mediante Concurso Público, tornou-se funcionário do Banco do Brasil, tendo tomado posse na cidade de Pedreiras, no Maranhão, em 1973. Foi professor do ensino médio e do primeiro grau, estando hoje aposentado. Foi um dos criadores do FEMPI – Festival de Música Popular de Ibotirama que, em 2012, completou 36 anos de existência. Membro fundador e primeiro presidente da Associação e Colégio de Cultura e Arte de Ibotirama – ACCARI. Foi um dos criadores e participou também de entidades culturais pioneiras em Ibotirama, como o conjunto musital “Lá Vai Samba”; o Curso Preparatório “Araujo Ribeiro”; a Escola de Datilografia “Araujo Barreto” e a ACRI – Associação Cultural e Recreativa de Ibotirama.

Em parceria com Lamartine Araujo, publicou também IBOTIRAMA CAPITAL CÉU (2002). Editou, igualmente, IBOTIRAMA E AS CANÇÔES DE AGOSTO(2003), em parceria com Edson Ferreira e Edvaldo Pereira, com o patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia.

É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site: http://www.usinadeletras.com.br, ou  www.mariomartins.com.br”

Igualmente é verbete do DICIONÁRIO DE AUTORES BAIANOS – Salvador, 2006.

Participou de duas comissões da SECULT – Secretaria da Cultura do Estado da Bahia para seleção de projetos culturais.

Anúncios

One response to “Sobre o escritor”

  1. Thiago A. Quinteiro says :

    Parabéns seu Carlos pela iniciativa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: